sábado, 21 de julho de 2012

BRASÃO PAROQUIAL


Brasão Paroquial                 

Criado por: Seminarista José Eudes e Joselito sj.

Descrição



Formato
O formato de um bolso de calça, simbolizando a cultura e a economia de nossa Cidade, que gira em torno da confecção do Jeans. Tudo o que temos é fruto de muito trabalho, em Toritama, qualquer espécie de trabalho está, direta ou indiretamente ligada ao Jeans.

As cores
Azul e Branco – Azul do manto de Nossa Senhora, nossa Padroeira, e também, da cor do Jeans.

As linhas
Nas bordas e no centro do brasão, encontram-se três linhas, que o dividem em três partes. As linhas saem das três extremidades do brasão e encontram-se no centro, formando uma perfeição. Simbolicamente, lembra-nos a Trindade Santa, onde, cada Divindade surge de um ponto na História de nossa Salvação e um dia se encontram, totalizando uma perfeição.

As estrelas
Também relacionado à Santíssima Trindade. Estão na parte superior e acima de todos os símbolos. Da mesma forma, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, devem estar em nossas vidas.

Letras
O A e o M, recordam-nos uma oração e saudação bíblica, do anjo Gabriel à Maria Santíssima, a Ave Maria. Estas letras encontram-se no altar-mor de nossa Igreja Matriz, lembrando-nos a titular, ou seja, a quem nossa Paróquia é dedicada, nossa Senhora.

Pedra da Torre
Apesar de pertencer geograficamente ao Município de Caruaru, esta pedra foi e será sempre um símbolo de nossa Cidade. Desde o princípio, quando povoado, recebemos o nome de “Torre” relacionado a esta pedra, pois nossa vila surgia às suas margens. Toritama é uma junção da palavra torre com o vocábulo indígena “Tama” que quer dizer – terra alegre. Sua importância é tanta para nossa cultura que está em nossa Bandeira Municipal.

Lírio
Simboliza a pureza, a castidade. O título de “Imaculada Conceição” quer dizer que, Maria é Imaculada por não ter pecado, ou seja, puríssima Virgem. Conceição está relacionada à palavra concebida - concebida sem pecado e unicamente pela graça santificante de Deus realizada pela ação do Espírito Santo.Um ramo sairá do trono de Jessé”, disse o Profeta Isaías (11, 1). Jessé foi o pai do grande rei Davi, de quem Jesus era chamado filho (Mt 21, 9), por ser descendente seu. Maria é aquele ramo que floresce, quando dela nasce Jesus.

A cruz
Sinal maior de nossa fé Cristã. Símbolo Religioso que caracteriza nossa adesão a Jesus Cristo, como Senhor e Salvador. Ele mesmo diz, “Quem quiser me seguir, pegue a sua cruz”. Este santo sinal está presente em todos os lugares, em nossos momentos e ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário